sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Adaptação escolar na visão da mãe!

     Oi minhas maravilhas, tudo bem com vocês?! O conteúdo dessa semana atrasou um pouco justamente porque eu queria finalizar a semana letiva pra depois contar pra vocês a experiência! 
     Aqui no blog já falamos sobre "Separação, independência e ansiedade" e também sobre "como escolher a escola do seu filho", e pra finalizar (ou não rs) a sequência, vamos falar sobre adaptação escolar
Quando Daniel foi pra escola a primeira vez tivemos uma adaptação "rápida", apesar de no primeiro dia eu cair feio em uma das dicas que eu mais li a respeito rs 
Eu realmente não queria deixar o meu menino "sozinho" e acabei entrando na sala com ele e ficando lá por um período, o que acabou piorando na hora que eu resolvi sair e também atingiu outras crianças que sentiram falta da mãe também. 
Mas aos poucos ele foi aceitando e com pouco tempo já estava me dando tchau e indo pra o parquinho brincar!
Achei que com o Miguel seria diferente, afinal essa não era minha "primeira viagem" mas eu estava muito enganada! Tenho descoberto no dia a dia que não existem bem essa história de que pra "mãe de segunda viagem" é tudo mais fácil, cada filho é uma "viagem" única!

Enfim... Miguel também teve uma adaptação rápida, quem sofreu mais foi eu! Justamente por imaginar que seria mais fácil no segundo filho, mas não foi nada disso. A sensação é que meus meninos estão crescendo mais rápido do que eu gostaria, e pela correria da vida estou perdendo um pouquinho disso. Quando tentei não me cobrar sobre isso e imaginar que era uma nova etapa necessária, melhorei. 

Miguel hoje tem 1 ano e 4 meses, talvez cedo em alguma visão, necessário em outra. Foi uma decisão nossa, pensada e planejada por nós, e acredito que o que nos levou a finalizar essa decisão foi a confiança na escola, na proposta e nos profissionais que ali trabalham. 
Daniel estuda lá desde o ano passado, e a escola não nos desapontou em nenhuma área, então foi uma decisão fácil colocar o Miguel pra estudar. 

Uma dica muito válida mãezinhas, confiem onde estão colocando seus filhos! Isso vai facilitar tanto a escolha da escola quanto a adaptação escolar! 

E outra coisa, essa história de sair de fininho, escondida, ou prometer que vai trazer algo também não resolve o problema! Miguel não entende muito essa de vou trazer uma surpresa, mas de toda forma, o certo é entregar a professora, ou colocar no chão e encorajar a criança a ir sozinha, dar tchau e ser firme, apesar de estar quase chorando por dentro. Claro que nos primeiros dias você precisa estar perto pra emergências maiores, mas seja firme na palavra, até que a criança entenda que por um período, aquele é o lugar que deva estar.

A adaptação escolar não é um "problema" e sim como o próprio nome diz, uma adaptação, depois de um período tudo vai ficar mais facil! 

Vale lembrar que adaptação escolar não acontece só com bebês, ou com crianças que vão a escola a primeira vez. Troca de escola, professora ou até mesmo a volta as aulas pode ser uma experiência estressante para qualquer faixa etária, por isso as crianças precisam de um porto seguro quando chegarem em casa, por isso que a mãe precisa estar segura com relação a escola, para não passarem essa duvida pra criança e piorar a situação. Lembre-se, você tem o poder total de dominar as emoções do pimpolho, e com esse toque de amor pode transformar até experiencias traumáticas em bons momentos! 

Boa volta as aulas amores! ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog. - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by:Thayline Vargas.
Tecnologia do Blogger.